O infiltrante resinoso tem sido proposto como uma alternativa para o tratamento estético de lesões de cárie iniciais. O maior nível de evidência clínica até o momento para a utilização desse produto com essa finalidade é um único ensaio clínico randomizado. Ele foi realizado com 21 pacientes entre 12-19 anos que apresentavam lesões de mancha branca decorrentes do uso de bráquetes ortodônticos. Para avaliar o aspecto estético final, comparou-se inicial e após 6 meses tanto as lesões tratadas com infiltrante, quanto as não tratadas (controle). Houve diferença significativa entre as propriedades estéticas dos dentes tratados e não tratados. No grupo controle não foi constatada diferença nessas propriedades entre o inicial e após 6 meses.
Dessa forma, conclui-se que o infiltrante resinoso é uma opção de tratamento estético para mascarar lesões de mancha branca após tratamento ortodôntico.

É importante lembrar que não há estudos comparando esse tratamento com as outras opções já disponíveis, para identificar qual a melhor. Com a metodologia empregada só podemos afirmar que usar o infiltrante é melhor que não tratar.

Gostaria de ver mais imagens do caso clínico?
https://docs.google.com/document/d/1WBbfmXNa8kcFCHdqYA4RMrNkNCuY_r6UxfWiHlWB6SI/edit?usp=sharing

Por Juliana Mattos-Silveira, Isabela Floriano, Vanessa Solé Abrão , Alessandra Reyes e Mariana Braga