1. Users’ passivity in accessing digested scientific evidence through social media: cross-sectional insights (BMC Research Notes)

Este manuscrito fornece novos insights sobre o uso potencial das mídias sociais (uma página do Facebook, o primeira tentativa estratégica da iniciativa EviDent) para compartilhar conteúdo de odontologia baseado em evidências e estratégias de capacitação para profissionais, utilizando métricas de uso quantificáveis, além de expor os pontos fortes e fracos desse conhecimento estratégia de tradução. As métricas coletadas ao longo de um ano foram analisadas para entender as informações sobre os padrões de uso.

Resultados: As publicações foram potencialmente expostas a 4784 usuários e ocorreu interação posterior com a página em 18% dos casos. O envolvimento dos usuários com o conteúdo da página foi associado ao número de visitantes da página (P=0,005). No entanto, a interação dos usuários com a página não foi associada ao número potencial de usuários que poderiam ter visto a página (P=.25). Mesmo considerando os usuários que aprovaram as postagens, apenas 7%, em média, interagiram com o links da postagem. Embora as mídias sociais tenham efetivamente divulgado conteúdo científco, nossa experiência revelou a passividade na interação com o conteúdo. Esperamos superar essas barreiras desenvolvendo um aplicativo móvel para oferecer uma interface mais interativa e dinâmica associada a um formato mais atrativo para postagem, incluindo imagens e infográficos.