- Users’ passivity in accessing digested scientific evidence through social media: cross-sectional insights (BMC Research Notes)
Este manuscrito fornece novos insights sobre o uso potencial das mídias sociais (uma página do Facebook, o primeira tentativa estratégica da iniciativa EviDent) para compartilhar conteúdo de odontologia baseado em evidências e estratégias de capacitação para profissionais, utilizando métricas de uso quantificáveis, além de expor os pontos fortes e fracos desse conhecimento estratégia de tradução. As métricas coletadas ao longo de um ano foram analisadas para entender as informações sobre os padrões de uso.
Resultados: As publicações foram potencialmente expostas a 4784 usuários e ocorreu interação posterior com a página em 18% dos casos. O envolvimento dos usuários com o conteúdo da página foi associado ao número de visitantes da página (P=0,005). No entanto, a interação dos usuários com a página não foi associada ao número potencial de usuários que poderiam ter visto a página (P=.25). Mesmo considerando os usuários que aprovaram as postagens, apenas 7%, em média, interagiram com o links da postagem. Embora as mídias sociais tenham efetivamente divulgado conteúdo científco, nossa experiência revelou a passividade na interação com o conteúdo. Esperamos superar essas barreiras desenvolvendo um aplicativo móvel para oferecer uma interface mais interativa e dinâmica associada a um formato mais atrativo para postagem, incluindo imagens e infográficos.
2. How different attributes are weighted in professionals’ decision-making in Pediatric Dentistry—a protocol for guiding discrete choice experiment focused on shortening the evidence-based practice implementation for dental care.
Isso faz parte de um projeto mais amplo que investiga o potencial de incorporação de evidências científicas na prática clínica e nas recomendações e diretrizes de políticas públicas, identificando pontos fortes e barreiras nesse processo de implementação. O presente protocolo de pesquisa compreende um Experimento de Escolha Discreta (DCE, na sigla em inglês) a partir da perspectiva dos profissionais de saúde bucal brasileiros, com o objetivo de avaliar como diferentes fatores estão associados à tomada de decisão profissional no cuidado odontológico, incluindo o papel das evidências científicas. Diferentes conjuntos de escolhas serão desenvolvidos, com foco tanto na compreensão do papel das evidências científicas no processo de tomada de decisão profissional quanto na análise de atributos específicos associados a diferentes intervenções recentemente testadas em ensaios clínicos randomizados e disponíveis como evidência científica recém-produzida para uso na prática clínica.